RESUMO FILME TROPA DE ELIPE

470 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
O filme Tropa de Elite foi um sucesso de público e crítica, fato raro no cinema brasileiro.
Acreditamos que o maior sucesso do filme foi mostrar abertamente algumas podridões existente no “sistema”. A cidade do Rio de Janeiro é um espelho do restante do país.
O filme retrata o submundo do tráfico de entorpecentes e o submundo da polícia carioca, que por sua vez representa a segurança pública. Mas ao mesmo tempo o filme mostra personagens íntegros, personagem estes que muitas pessoas que assistiram o filme se personalizou nestes.
O filme trás a tona como é difícil a vida no morro. Como as pessoas são marginalizadas. Basta ser morador desse local para ser declarado como bandido. Da mesma forma, dentro da própria polícia os bons e os maus vivem em conflito constante.
Devido a esta opinião distorcida, muitos bandidos passam despercebidos, como por exemplo os jovens estudantes que traficam dentro da universidade. Passam despercebidos para alguns, pois para outros não passam de jovens mimados e maconheiros.
Para combater estes males surge uma polícia destemida e violenta, capaz de tudo para atingir seus objetivos, que no caso do filme em questão é manter a paz nos morros cariocas durante a visita do Papa João Paulo II.
Esta paz devera ser conquistada mesmo que para isto seja necessário começar uma guerra.
DESENVOLVIMENTO
Será que a cultura é o grande problema evidente no filme? A cultura das pessoas moradoras dos morros cariocas não é a mesma encontrada no asfalto.
Se tirarmos as partes fora de um todo, não encontraremos ninguém errado, pois todos tem sua razão para aquela forma de agir.
Seja na música ou nas ideias estas diferenças culturais levam as partes ao combare armado. Se de um lado temos a polícia e do outro os traficantes, no meio temos os cidadãos comuns. Traficantes ou não, estes moradores pelo simples fato de morarem em uma favela já são pré julgados e condenados pela sociedade.
É lógico que existem os bons e os maus, como fica

Relacionados

  • livro
    38983 palavras | 156 páginas