Resumo Filme Bicho 7 Cab 1
“Toda Instituição é o meio pelo qual os seres humanos podem se enriquecer ou empobrecer, ou se esvaziar como seres humanos, o que comumente se chama de adaptação à submissão, à alienação e à estereotipia institucional". José Bleger (1923-1972).
No filme Bicho de Sete Cabeças, vemos o estado deplorável do sistema manicomial, e a necessidade de uma reforma psiquiátrica. Apesar de levar em conta que, a história se desenrola a 40 anos atrás, os valores comprometidos são muito atuais. O menino cresce num lar disfuncional, onde já há a presença de vícios, conflitos e pouco diálogo. Neto, o personagem de Rodrigo Santoro, é um adolescente que busca ter a sensação de pertencimento e por isso se envolve com uma turminha da pesada, e quanto mais rejeitado e incompreendido se sente, mais se afunda, mais se isola em seu mundinho. A mãe vazia de sentido, manipuladora, faz chantagens com sua postura anulada e doente. A irmã se mostra relapsa e insensível, á margem do sofrimento da família.
A estrutura familiar se encontra abalada, o pai é claramente um amante de sua reputação e teme a opinião de terceiros, teme ser desonrado, porém tem um relacionamento empobrecido com o filho, não tem elo de confiança estabelecido, a relação está desgastada e o preconceito acaba sobrepujando as reais necessidades daquele momento.
A descoberta de um cigarro de maconha em meio aos pertences do filho Neto, afetou sobremaneira a família, que sem esclarecimentos e recursos interiores suficientes para fazer os devidos enfrentamentos, não vê outro meio de intervir a não ser interná-lo em um manicômio.
Nota-se que o agravante consiste no medo de ferir a reputação, somado ao preconceito que o levaram a tomar a infeliz decisão de internar o filho involuntariamente no Manicômio, longe da vista de todos.
Esse filme, descreve bem a dinâmica de um hospital que tratava de especialidades da Psiquiatria, e é fato que esse contexto não é restrito aquela