Resumo expandido linux
Categoria: Pesquisa
PALAVRAS-CHAVE: Linus Torvalds, softwares livres, Linux, informação.
JUSTIFICATIVA:
A criação de Linus Torvalds caracterizou uma ponte de acesso em massa ao mundo digital. Através da revolução tecnológica e seus correntes avanços, um novo paradigma foi instituído e vem se desenvolvendo de acordo com a disseminação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O Linux, um dos sistemas Operacionais mais conhecidos da atualidade conta com uma série de distribuições mundo afora que proporcionam a inclusão de toda a população nessa “Era da Informação”.
pROBLEMA:
O avanço é limitado devido à falta de estrutura encontrada no Brasil e em outros diversos países e, muitas vezes, devido à aversão dos usuários em substituir hábitos costumeiros como o uso de um SO mais popular. A adaptação ao novo nem sempre é receptiva, principalmente pelos aspectos visuais. A interface de um SO Linux, por exemplo, nem sempre se assemelha ao Windows que é imensamente difundido seja nas residências, empresas e até mesmo no meio acadêmico.
REFERENCIAL TEÓRICO: Nascido no ano de 1969, em Helsinki, na Finlândia, Linus Benedict Torvalds integra 6% dos habitantes de seu país, que falam sueco. Ingressou na Universidade de Helsinki no curso de Ciências da Computação em 1988. Um professor holandês chamado Andrew S. Tanenbaum criou um sistema operacional baseado no Unix (primeiro sistema a introduzir conceitos para SOs como suporte a multiusuários, multitarefas e portabilidade), o Minix, habilitado para trabalhar com a linha de processadores Intel 8086. Seu código-fonte era disponibilizado por Tanenbaum, no entanto, possuía objetivos restritamente acadêmicos. Linus passou a adotar o Minix e observar as dificuldades deste sistema decidindo criar um programa para a emulação de terminal que funcionasse independente do