Resumo - Etapas do desenvolvimento econômico - Rostow
Neste livro, Rostow apresenta uma generalização do conjunto de cinco etapas de desenvolvimento. Rostow apresenta uma teoria alternativa à teoria marxista sobre os rumos da história.
A primeira etapa é a sociedade tradicional, são sociedades em que o nível de produção per capita é reduzido. Esse tipo de sociedade se dedica à produção agrícola, e essa produtividade reduzida se deve aos limitados investimentos tecnológicos.
A segunda etapa são as pré condições para o arranco, nessa etapa, a tecnologia passa a ser aplicada na atividade agrícola e industrial. Os países que avançaram primeiramente nessa fase de desenvolvimento, passaram a influenciar no modo de vida de outros países.
Nessa fase surgem os grandes empreendedores que, visando grandes lucros, correm riscos apostando em inovações. Surgem os bancos, o investimento aumenta, inclusive no sistema de transporte e de comunicação e o comércio internacional é ampliado.
A terceira etapa é o arranco propriamente dito, nessa fase a tecnologia é plenamente difundida e qualquer resistência ao efetivo desenvolvimento é rompida.
O agricultor se transforma num empresário agrícola. Surgem novas técnicas agrícolas e industriais. O volume de investimentos e de poupança aumenta. As indústrias se expandem, o que por sua vez estimulam a criação de serviços e de bens manufaturados. Essa expansão da indústria e da agricultura produz um aumento de renda.
A quarta etapa é a marcha para a maturidade, nessa a economia já está em pleno funcionamento devido à inserção de diferentes indústrias. O crescimento econômico supera o crescimento demográfico.
Aqui, a economia demonstra capacidade de avançar para além das indústrias que inicialmente lhe impeliram o arranco; possui as aptidões técnicas e organizacionais