Resumo dos textos: : A indústria Cultural; A massificação dom tempos modernos; Indústria Cultural. O empobrecimento do narcísico da subjetividade.
Resumo: A indústria Cultural.
A indústria cultural surgiu no capitalismo, tendo estreita revelação com a produção em massa. Deu-se inicialmente no EUA, devido a uma série de fatores. Foram os americanos que, antes da 1ª grande guerra, introduziram a linha de produção, que padronizou e barateou mercadorias. Foi neste período que desenvolveram as existentes e novas tecnologias mediáticas. Este é o contexto social no qual os filósofos desenvolvem o conceito de “indústria cultural”. Sua classificação se aplica às produções ditas culturais.
Adorno e Horkheimer concluem que na indústria cultural a arte se transforma em mercadoria. Neste processo, a arte erudita e a popular desaparecem com a indústria cultural. Encorajando uma atitude acrítica, oferecendo ao publico apenas o que ele quer; o que faz com que este passe a ter uma atitude passiva em relação às produções culturais apresentadas. Uma das principais atribuições da indústria cultural é incentivar o consumo; incentivar o consumo do produto e não a incorporação do conhecimento.
A indústria cultural desenvolveu-se com o próprio capitalismo. Utilizando-se das tecnologias mais sofisticadas, faturando alto, trabalhando pra manter status. Não é preciso dizer quais grupos estão por trás desta engrenagem, levando o homem e o planeta até este estado.
Texto 2 : SOUZA, Erisvaldo; SANTOS, J. I. dos. “ A massificação dos tempos modernos.” http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/edicoes/22/artigo127843.asp . Extraído em 12 de setembro de 2013.
RESUMO: A massificação dom tempos modernos.
Desenvolvido no final dos anos 1940 por Adorno e Horkeimer, o conceito de indústria cultural foi apontado na Dialética do Esclarecimento. A teoria critica desses pensadores tem origens no século XX. Outros autores contribuíram com o tema, como é o caso