RESUMO DOS TEXTEOS DE MAQUIAVEL
999 palavras
4 páginas
RESUMO DOS TEXTEOS DE MAQUIAVEL: O PRÍNCIPEALUNO: EDNALDO SILVA SANTOS
Todos os Estados, os domínios todos que existiram e existem sobre os homens, foram e são repúblicas ou principados. Os principados ou são hereditários e seu senhor é príncipe pelo sangue.de longa data ou são novos. Tais domínios assim recebidos são. seja habituado a sujeição a um príncipe, seja livre, e são adquiridos com tropas alheias ou próprias, graças à fortuna ou à virtú.
Primeiro, se não é o caso de principado novo, totalmente. e sim de membro reunido a Estado hereditário (caso em que pode apelidar-se principado misto), as suas mudanças procedem sobretudo de uma dificuldade inerente a todos os principados novos, isto é, que os homens trocam de boa mente de senhor, pensando melhorar, e esta crença leva-os a tomar armas contra seu senhor atual.
Considerados os óbices com os quais se deve contar para manter um Estado recém conquistado, causaria espanto o fato de que, tendo Alexandre Magno conseguido, em poucos anos, assenhorear-se da Ásia, e morrido logo em seguida à conquista daqueles Estados, não se tenham estes revoltados como seria razoável.
Nos Estados governados por um príncipe e seus servidores, o senhor possuí maior autoridade, visto como em toda a sua província nenhum há que seja tido como superior a ele. obedecendo a outrem o farão obrigados do cargo que exerce e não lhe tem a menor afeição.
Aqueles que apenas por sorte se tornam príncipes, pouco esforço fazem para isso, é claro, mas conservam-se muito dificultosamente. Não têm óbice algum em alcançar a honra, porque estão voando para aí; aparece, porém, toda espécie de dificuldade após a chegada.. É o que só acontecerá quando o Estado for concedido ao príncipe, seja por dinheiro, seja por favor de quem o concede.
Dois são os modos de se tornar príncipe, e que não podem ser atribuídos inteiramente à fortuna ou ao valor. Não me parece bem, pois, calar estes casos, ainda que deles se pudesse falar mais longamente onde se trata das