Resumo dos capítulos 01 e 03 do livro como falar em público – técnicas de comunicação para apresentações
O capitulo 1 faz uma breve introdução sobre o ato de falar em público seja ele em discursos, palestras ou apresentações profissionais. A idéia de ser o orador e estar diante de uma platéia deixa a maioria das pessoas nervosas, desencadeando sintomas diversos como tremedeiras, black outs, suor, entre outros. Porém cada vez mais é exigido pelo mundo corporativo, acadêmico ou pessoal que as pessoas falem bem em público, transmitindo a mensagem, conhecimento ou agradecimentos de forma clara e persuasiva.
Falar bem em público não é um dom de somente alguns poucos privilegiados, muito pelo contrário, como quase tudo o que fazemos, é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida com conhecimento e treinamento. Sua complexidade esta no fato de não ser tão simples e fácil quanto conversar entre um grupo de amigos, durante a apresentação a atenção esta focada no orador, que deve ter uma comunicação mais formal, se portar bem e evitar erros que comumente distraem e tiram o foco da platéia. O objetivo principal de uma apresentação é persuadir e vender a idéia ao cliente, por isso não basta somente falar bem, ou seja, sem demonstrar nervosismo, deve-se ter um cenário bem estruturado e planejado, com domínio sobre assunto e principalmente sobre o público-alvo.
O livro descreve exatamente os principais conceitos, habilidades e técnicas para garantir o sucesso de uma apresentação. No início descreve uma história, exemplo real de uma situação que todos podemos vivenciar um dia, onde um gerente é persuadido a substituir o orador principal em uma importante apresentação do mais novo projeto social da empresa na qual trabalha a poucas horas antes do início. O resultado final foi um desastre e no decorrer do livro o autor cita os erros cometidos e como poderiam ter sido evitados através dos cinco pontos de honra da comunicação: planejamento, ficha mental e ensaio;