Resumo domésticas - filme
MARISA MUSA HAMID – 50456
Resumo e análise sobre o Filme:
“ DOMÉSTICAS ”
“Sabe quando alguém pergunta a uma criança o que ela vai ser quando crescer? Ela responde médico, professora, bailarina, artista de novela... Ninguém diz que quer ser doméstica. Porque isso não é uma opção de vida: isso é uma sina que a pessoa tem”
(Roxane, uma das protagonistas do filme)
Rio Grande 2012
APRESENTAÇÃO Este trabalho tem por objetivo apresentar um resumo e algumas considerações acerca do filme “DOMÉSTICAS”, dirigido por Fernando Meirelles e Nando Olival. O filme tem como tema central o cotidiano de mulheres brasileiras, pobres, com baixa escolaridade, que trabalham como empregadas domésticas e entre sonhos, desentendimentos familiares, amores, encontros, desencontros e afazeres domésticos levam a vida, esperando por dias melhores, coisas melhores, pessoas melhores, uma vida melhor. Os protagonistas da história são domésticas, porteiros, faxineiros e entregadores. É para eles que os holofotes e a atenção do público se volta. A história sintetiza a diversidade existente em nossa país, de região para região, que contribui para a desigualdade e a exclusão social que marcam a nossa sociedade.
O FILME No filme, Roxane, Raimunda, Quitéria, Créo e Cida, são cinco mulheres que trabalham como domésticas em residencias de famílias de classe média e ao final do dia voltam para suas casas, no subúrbio. Créo é uma mulher negra, de olhar triste, resignada, temente à Deus e que está passando por um momento difícil com sua filha adolescente, que contrariando a vontade da mãe, não quer trabalhar como babá. Para Créo, descendente de escravos e de mãe doméstica, acredita que o melhor é dar continuidade à história da sua origem e que sua filha deve aceitar o emprego de babá como sendo uma “benção”. Sua filha,