Resumo Dom Casmurro
Depois de perder seu pai quando ainda muito jovem, Bentinho passou sua infância na Rua Matacavalos, vivendo com Dona Glória, sua mãe; tio Cosme e prima Justina; e José Dias, um agregado da família. Sua primeira lembrança relatada é uma conversa entre sua mãe e José Dias, na qual aquela fica sabendo da profunda amizade entre o menino e Capitu, filha dos vizinhos. Dona Glória, que há muito havia feito a promessa de colocar seu segundo filho homem no seminário (depois de o primeiro vir a falecer), decide apressar o cumprimento da mesma.
Bentinho informa Capitu da conversa, e ambos passam a criar planos para que Dona Glória desistisse da promessa, porém todas as tentativas fracassaram e o rapaz foi enviado ao seminário. Antes de sua partida, Bentinho prometeu a Capitu que se casaria com ela.
No seminário, Bentinho conhece Escobar, e os dois se tornam grandes amigos. Bentinho e José Dias não mediam esforços para tirá-lo de lá, mas é de Escobar que vem a grande ideia. Este sugeriu que Dona Glória adotasse um menino e custeasse seus estudos para padre, solução esta que foi considerada boa.
Então, Bentinho sai do seminário e torna-se advogado, posteriormente casando-se com Capitu. Escobar, por sua vez, casou- se com Sancha, amiga de Capitu. Primeiramente, nasce Capitolina, filha de Escobar e Sancha, que recebeu este nome em homenagem à amiga do casal. Depois de certa demora, nasce também Ezequiel, filho de Bento e Capitu, ocorrendo assim uma retribuição de homenagens, agora feita à Escobar.
Com o passar do tempo, os casais tornam-se cada vez mais próximos, até que certo dia Escobar morre