RESUMO DO TEXTO GUIA PARA ELABORA O DE MATERIAL IMPRESSO
1
Maria Gorete Moura da Silva
O texto de Lopes (2010) trata da produção de material impresso na modalidade a distância.
A autora apresenta proposta de como elaborar material didático em EAD, como apoio das atividades de maneira efetiva, pois o seu uso é largamente empregado na modalidade a distância, por dinamizar o processo de aprendizagem.
Mostra que os conteúdos devem ser divididos em unidades didáticas, as quais apresentam os eixos temáticos, o plano de curso, a bibliografia básica e a complementar.
Afirma que o projeto de desenvolvimento do material de apoio das tarefas facilita ao aluno construir conhecimentos, por meio de atividades, com ênfase nos resultados da aprendizagem. Esse plano, leva em consideração o perfil do aluno, motivando-o a participar das atividades sugeridas, utilizando-se da flexibilidade, de acordo com suas habilidades individuais. Assevera, ainda, que é preciso seguir etapas para elaboração do material impresso como: análise do perfil dos alunos, definição de objetivos, razão do oferecimento do curso e relevância, conteúdos necessários, formação de professores e tutores, e a forma de como se dará a interação; projeto e desenvolvimento que compreende: objetivos específicos, determinação das habilidades e competências do aluno, mediante conteúdos significativos para a sua vida pessoal e profissional, questionamentos referentes aos recursos e estratégias utilizadas,
estruturação
do
material,
desenvolvimento
acerca
do
acompanhamento do aluno pelo tutor, e definição das avaliações; implantação com a estruturação total do curso definida, qualificação profissional dos que irão atuar no ambiente, material instrucional elaborado, definição do uso tecnológico, como se dará a comunicação, e também como se dará a avaliação dos envolvidos no processo.
Enfatiza que os objetivos da aprendizagem descritos no material têm o intuito de estabelecer os resultados que os alunos poderão