Resumo do texto comunicação e cultura de j. péricles muniz
A importância da comunicação vai além da capacidade de transformação que ela traz consigo, até o pensamento de que sem ela nada se constrói ou se destrói. Há várias funções envolvidas, interesses, percepções, enfim inúmeros elementos que estão inclusos do inicio até o “fim”.
Todos os seres vivos se comunicam e quem explica isto é a linguagem, que pode ser entendida como qualquer processo de comunicação (sonoro, visual, olfativo ou de tato). O que nos superioriza e até nos diferencia dos demais seres vivos é a língua, conjuntos de palavras, signos e expressões que é usado por um povo e cada povo possui suas particularidades e semelhanças nela, na língua.
Assim como a lingaguem, a escrita nos diferencia e muito, pois somente o ser humano é capaz transformar sons em símbolos escritos. O conteúdo das mensagens, o domínio da língua e escrita são fundamentais para que tenhamos uma considerável relação social.
Com o avanço e surgimento de novas tecnologias surgiu-se a preocupação de alguns meios de comunicação como o livro, que podem desaparecer, susbituidos pelos meios digitais.
Os vários e diversificados meios de comunicação e o avanço dos mesmos fazem que essas discurssões ocorram. Claro, que o avanço desses meios não é ruim, o que é negativo é a substituição e escassez de meios como os jornais impressos, livros, correios, por conta do surgimento dos emails, sites e e-books. Cada meio há sua importancia, seu espaço, seu público e histórico cultural.
Através da comunicação e dos seus meios, geração antigas transmitem para as gerações