RESUMO DO LIVRO
Aluno: Rodrigo Lemes Resende e Matheus Peres Gallo – Administração 12/1
A defesa de sua pátria é primordial, sendo os interesses pessoais deixados em segundo plano. Todo comportamento, qualidades, valores pode influenciar os que defendem a própria pátria. Não se pode errar, pois os maiores erros trazem conseqüências irreversíveis. Um general utiliza da melhor forma sua energia, preservando o exército na proteção da pátria. O recrutamento de um grande exército é um desafio, pois enquanto o grande líder estiver a frente deve pensar em levar o exército mais longe possível, pois sentimentos como comoção pode fazer com que eles fujam. As guerras devem ser evitadas e quando não se consegue evitar, deve ser vencidas, mas não podem durar muitos anos, pois podem causar despesas para o estado.
Significando que o governo não sabe escolher bem seu exército e os homens não estão capacitados para servirem ao estado. Após preparar toda tropa, deve-se procurar espionar o inimigo, buscando todas as informações necessárias, podendo usar até pessoas próximas ao inimigos a fim de colher informações valiosas e não preocupando com o fator financeiro pois logo se recompensará com a vitória na guerra.
Essa espionagem é considerado um fator de conhecimento para tirar proveito das informações do inimigo. O general tem papel fundamental, tanto pela sua observação, sua tomada de decisão e estratégia. O segredo para vender consiste na arte de semear a divisão: nas cidades e nas aldeias, no exterior, entre inferiores e superiores, de morte e de vida.
A divisão das cidades e aldeias: ocorre conquistando a confiança da população que esta sob domínio dos inimigos, podendo utilizar se precisar como aliados e inimigos de seus inimigos. No exterior aquela que atrai os oficiais para que passem paro o seu lado ou passando informações. A divisão entre interiores e superiores utiliza argumentos e motivos para que os soldados descumpram ordens e