Vásquez, Ética, Resumo capitulo 1
Setor de Ciências Biológicas Curitiba, 11 de março de 2015.
Aline Machado de Oliveira - Noturno
Resumo: Capitulo 1; livro Ética, de Adolfo Sánchez Vásquez
De acordo com o autor, o ser humano pauta suas decisões em normas pré estabelecidas pela sociedade. Essas normas são o que conhecemos como moral, e cabe ao individuo refletir a respeito dos atos que irá executar e suas respectivas conseqüências, agindo dessa forma, imoral ou moralmente. O que delimita o limite entre o que é moral e imoral são juízos ou normas que apontam que atitude tomar. Quando o individuo reflete sobre o que atitude tomar em determinadas situação, em relação ao que parece certo, ou ao que seria correto aos olhos da sociedade, esse individuo entra na esfera do que seria teótico-ético. Dessa forma, o agir é um problema prático-moral, porém analisar a forma como a responsabilidade moral está relacionada com sua própria liberdade, e as conseqüências de nossas escolhas é um problema teórico, que se fundamentalisa na ética.
No entanto, o autor deixa claro que a ética não gera a moral, mas sim utilizada à moral para determinar sua essência, origem, sua função, os critérios que justificam e a subjetividade de seus atos, tratando assim, do comportamento humano, que se baseia fundamentalmente em tomada de decisões. Assim, a ética trata de explicar, esclarecer e, investigar uma realidade a muito praticada pelo homem, e que varia no decorrer do tempo.
Afinal, uma prática considerada moral no século XIX, como por exemplo, a escravatura, é na atualidade considerada uma idéia, ou uma prática, inconcebível, e totalmente imoral. Isso mostra que o autor tem razão ao afirmar que moral é algo que se modifica historicamente, sendo determinada pelos costumes praticados pela sociedade, sendo a ética, a ciência que estuda essas mudanças e como isso afeta o comportamento humano e seu consenso do que é moral. Assim, ética é a ciência do que chamamos de moral.
O autor,