resumo do livro
Capítulo 4: teoria clássica da administração
Professor: Agostinho Varandas
Aluna: Amanda Araujo Arouca de Oliveira
IBMR – Manhã – Relações internacionais 1º período.
Em 1916 surgiu na França a teoria clássica da administração, que colocava a organização como um todo e se estruturava de um jeito que garantia eficácias a todas as partes envolvidas.
Para Fayol, o fundador da TCA, as empresas apresentam 6 funções, as funções técnicas,, as funções comerciais, as funções financeiras, as funções de segurança, as funções contábeis e as funções administrativas, que de acordo com ele é a única que tem o encargo de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforços e de harmonizar os atos. Tais atribuições compõem a administração.
Os 5 conceitos de administração, de acordo com Fayol, são:
1-Prever: analizar o futuro e se programar para ações de médios e longos prazos.
2-Organização: apresenta estrutura útil para o funcionamento do empreendimento, podendo ser dividida em material e humana.
3- Comando: leva a organização a funcionar, tendo como objetivo dirigir e orientar os funcionários para mantê-lo ativo na empresa.
4- Coordenar: liga e acorda todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza coisas e ações em proporções certas e adapta maios aos fins tendidos.
5- Controlar: cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos da empresa, achar as fraquezas e os erros no intuito de retificá-los e acautelar a recorrência.
Fayol acreditava que as funções administrativa não se limitam aos altos cargos hierárquicos, da empresa, cada funcionário exerce uma função administrativa, alguns com mais dessas questões e outros menos.
O fnudador da TCA defendia uma tese de que a administração era mais abrangente doq eu a a organização, a organização é só uma parte da administração.
Os princípios gerais de administração para