Resumo do livro ética de adolfo sanchez
Departamento de Educação.
Psicologia 2° semestre
Camila Vanessa Santos
Professor: Luciano Santos
Ética Profissional em Psicologia.
Resumo do livro: Ética
SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. . Ética. 18. Ed Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
Capitulo IV: A moral e outras formas de comportamento humano
1. DIVERSIDADE DO COMPORTAMENTO HUMANO:
O homem e os outros animais se diferem em diversos aspectos. Dentre eles o que mais se destaca seria a capacidade humana de modificar o meio em que vive a seu favor. O homem enquanto animal racional ele se relaciona com o mundo exterior de maneira flexível e mutável, não seguindo um repertório estabelecido, sendo por muitas vezes envolvidos por conflitos devido ao caráter social no qual está inserido.
Esse conviveu social mune o homem de um leque de opções abrangentes que engloba o seu relacionar-se com os outros homens e com o meio no qual está inserido. Advindo dessa relação que vêm as formas de expressões e compreensão como à arte, a política, a moral, religião, o direito. Somente após compreender a relação entre todas essas formas de ver o mundo que entenderemos como essas interferem nos diversos contornos de conduta humana.
Examinando o homem cabe-nos compreender como a moral se conecta entre o dinamismo e o contexto histórico que interferem enfraquecendo ou fragilizando alguns comportamentos humanos de forma a se relacionar moralmente.
2. MORAL E RELIGIÃO:
O homem enquanto ser limitado necessita de um mecanismo para ter uma solução sobre os males terrenos e esse é a religião que apresenta soluções para eles. A moral está imbricada basicamente com a religião que é constituída de regulamentos para aqueles que a seguem. A moral associada à religião geralmente vai além das próprias práticas religiosas, trazendo para a sociedade fundamentos inspirados no plano religioso.
A moral precede a religião, não resumindo o homem a meros espectadores mais