Resumo do livro '' O Príncipe ''
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe: comentários de Napoleão Bonaparte. Tradução Edson Bini. 12. ed. São Paulo: Hemus, 1996. 216, Cap.IX, p.37 a 41
CORPO DO TEXTO
Do principado civil
Quando um cidadão privado é eleito como príncipe da pátria pelo seu povo é chamado de principado civil, esse cidadão não precisa ser rico nem de alta classe, precisa somente ter uma grande inteligência e esperteza. Esse principado é com o favor do povo ou da alta classe.
A alta classe quando não pode enfrentar o povo, elege uma pessoa do povo a fazem príncipe para poderem o manipular e continuar com suas idéias por trás de tudo. Já o povo quando não pode enfrentar a alta classe também elege um príncipe para que ele os protejam com sua autoridade.
Os que chegam ao poder com ajuda da alta classe tem mais dificuldade de se manter no poder, pois apesar de príncipe tem muitas pessoas ao seu redor e todos tão poderosos quanto ele, já aquele que é escolhido pelo povo, tem mais autonomia e todos ou a grande maioria esta disposto a o obedecer.
O príncipe convive sempre com o mesmo povo, sendo assim ele controla também a alta classe e pode ate mesmo acabar com ela, pois ele pode desfazer seu poderio dando-lhes ou tirando-lhes reputação
Os que foram formados pelo povo devem continuar tendo a amizade e respeito dele o que é fácil, pois o próprio povo o escolheu como príncipe, já o príncipe formado pela elite deve conquistar rapidamente a amizade e respeito do povo assumindo a proteção dos mesmos. Para o príncipe é necessário ter o povo como amigo, pois só assim ele poderá se manter de pé ao enfrentar as dificuldades que aparecem no seu governo.
O príncipe precisa que o povo sempre necessite do estado não só na dificuldade mais também na calmaria, assim ele sempre terá a lealdade do seu povo.
CITAÇÃO DIRETA
P.39 Ainda, o príncipe tem de viver, necessariamente, sempre com o mesmo povo, ao passo que pode bem viver sem aqueles mesmos poderosos, uma vez que