Resumo do livro O Príncipe Nicolau Maquiavel
No primeiro capitulo, Maquiavel começa falando sobre os tipos de estado, que no caso podem ser republicas ou principados, podem ser adquiridos por herança ( "herdados pelo sangue" ) ou são adquiridos por meio de conquistas, são os chamados estados novos, e geralmente estão sujeitos a um príncipe.
No segundo capitulo Maquiavel fala sobre manter o estado, ele diz que é mais fácil manter um estado que vem de família, ou seja, hereditário do que um "estado novo", porque o povo no estado hereditário já esta acostumado com o poder e com os costumes que a família real impôs, se no caso o príncipe for esperto, ele vai manter os costumes da família e terá um bom governo, já em um estado novo se o príncipe mudar os costumes do lugar o povo pode rebelar-se, mas se ele manter os costumes, poderá ser um bom rei, pois o povo não terá motivo para rejeita-lo.
Já no terceiro capitulo Maquiavel diz que para ter um bom governo nos estados novos ele sempre precisara tratar o povo bem, independente se o povo gosta dele ou não, pois se o povo rebelar-se será pior para ele. Já quando se conquista um estado que fica na mesma região e que possui a mesma língua é mais fácil domina-lo, também. O príncipe que conquistou deve apagar tudo sobre o antigo rei do estado, e manter a ordem no local e fazer os ajustes necessários. Se for conquistado um estado com língua e costumes diferentes, Maquiavel diz que o melhor a fazer é o próprio príncipe ir para o local e ficar lá certo tempo ou então estabelecer colônias no local, assim mantendo a ordem.
No quarto capitulo Maquiavel fala sobre os nobres e os barões que estão junto ao príncipe, apos uma nova conquista, não é apenas a família do príncipe antigo que deve ser destruída, mais também alguns nobres que sempre abrem caminho para revoluções e inovações, então o príncipe deve tomar cuidado quanto a isso. No capitulo cinco, Maquiavel meio que diz o que foi dito no terceiro capitulo, se é conquistado um povo com uma