Resumo do livro A missa do galo
Sobre o texto: Em que estilo literário o livro se inclui? Naturalismo Características que comprovam a inclusão nesse sentido. Elementos narrativa. Descrição de idealização de Conceição. "Boa Conceição! Chamavam-lhe "a santa", e fazia jus ao título, tão facilmente suportava os esquecimentos do marido. Em verdade, era um temperamento moderado, sem extremos, nem grandes lágrimas, nem grandes risos. No capítulo de que trato, dava para maometana; aceitaria um harém, com as aparências salvas. Deus me perdoe, se a julgo mal. Tudo nela era atenuado e passivo. O próprio rosto era mediano, nem bonito nem feio. Era o que chamamos uma pessoa simpática. Não dizia mal de ninguém, perdoava tudo. Não sabia odiar; pode ser até que não soubesse amar." Narrador: 1 pessoa narrado por Nogueira.
Época que se passa o livro: entre 1861 e 1862, século XVllll Tempo: psicológico
Local: Rio de Janeiro Clímax: Ocorre quando Conceição fica inquieta, andando de um lado para o outro e, quando se senta, cruza as pernas de uma maneira sensual, despertando a libido de Nogueira, que via em Conceição uma mulher “linda, lindíssima”. Desfecho: A magia daquele momento termina quando o vizinho bate na janela, chamando Nogueira à Missa do Galo. Daquele dia em diante, nunca mais Nogueira conversou ou escreveu para Conceição. Restou-lhe somente a imagem do balanço do corpo de Conceição, enfiando-se pelo corredor, pisando mansinho, e sumindo de sua vida, deixando na lembrança de Nogueira, a incompreensão daquela conversa que teve com uma senhora, há muitos anos atrás.
Linguagem: Um vocabulário de algumas construções sintáticas que parecem antigas mas são pura modernidade estilística Enredo: É uma história que contém um traço doce e melancólico. Relata a história de uma relação entre homem e mulher. Meneses, mesmo casado com dona