Resumo do livro 'a cauda longa'
Introdução Na introdução, o autor fala principalmente sobre os grandes hits, tanto as pessoas quanto a indústria da música estão em busca dos grandes hits assim como dos campeões de vendas. Eles são produzidos, identificados, muito divulgados e, por fim, acabam esquecidos. O autor diz que “os grandes sucessos são as lentes pelas quais observamos a nossa própria cultura”
Nos últimos cinquenta anos, principalmente, o crescimento da indústria massificada, que busca atingir o maior número de pessoas possível e a mídia do entretenimento foram as responsáveis pela construção de grandes sucessos, se apoiando nos campeões de bilheteria, discos de ouro e níveis de audiência. A nossa era pode ser definida, segundo o autor, em função das celebridades mais badaladas e dos produtos voltados para o mercado de massa. Os meios de comunicação estão obcecados por tudo aquilo que está “in”, em outras palavras, é possível dizer que os hits “imperam”.
No entanto, vale ressaltar, que ao contrario do que acontecia nas décadas de 70,80 e 90, os grandes hits vem perdendo cada vez mais qualidade. O livro ressalta que a receita da bilheteria de Hollywood vem diminuindo nos últimos anos, bem como os índices de audiência dos programas de televisão, o que indica um certo desinteresse da população a ficar presa ao “mais do mesmo”.
Dessa forma, é possível perceber uma fragmentação no mercado, que se mostra cada vez mais “espalhado” em vários nichos, oferecendo uma variedade enorme de produtos, sejam eles musicas, filmes ou livros, atingindo uma quantidade muito maior de público, mesmo que não necessariamente em escalas globais. A única área em crescimento acelerado atualmente é a internet, definida pelo livro como um oceano sem categoria própria, devido a diversidade do que é possível ser encontrado lá, com milhões de destinatários, desafiando assim a lógica convencional da mídia e do marketing.
A quebra de fronteiras criadas