Resumo do livro sociologia geral/ lakatos
Cap. 2
Indivíduo, cultura e sociedade.
Sociedade humana e “sociedades” animais não humanas.
Podemos perceber que existe organização social em todos os grupos de seres vivos, até mesmo entre os animais não humanos, existe hierarquia, divisão de funções, e um líder.
Existem padrões de comportamento constantes em todas as sociedades, mas o que difere a sociedade humana da sociedade humana é a modificação do comportamento conforme o decorrer do tempo, os animais conservam seus hábitos independente do tempo, os humanos mudam, pois a sua herança cultural é assimilada, nos animais ela vem geneticamente. Os humanos adiquirem a cultura de forma simbólica e não nascem sociais aprender a ser.
Socialização e comunicação simbólica
Para sociologia o significado de socialização é transmissão e assimilação de padrões de comportamento, conduta e valores. Resumo: aprendizagem.
A comunicação entre os animais se faz emocional, por isso é limitada, entre os humanos se faz através de símbolos, o símbolo é muito importante para o processo de socialização, e em conseqüência para a continuidade das sociedades.
As cociedades simples como as que vivem isoladas em aldeias fora de ambientes urbanizados levam mais tempo para se modificarem já uma sociedade urbana, considerada complexa se modifica mais rapidamente como se ela andasse com a moda.
E tem dois tipos de socialização: a primaria na infância e adolescência, essa dá aos indivíduos padrões básicos de comportamento, a secundária se dá no aprendizado de padrões especiais para situações e posições sociais, como por exemplo na profissão escolhida.
Cultura
Na linguagem popular a palavra cultura indica erudição, ora grande soma de conhecimentos, quando se diz que alguém com nível acadêmico têm cultura, sem contar no sentido agrícola.
Na sociologia nenhum desses significados é excluído, na sociologia cultura indica tudo aquilo que foi feito pelo homem, abrange tanto idéias