Resumo do livro "por que estudar história?"
CAPÍTULO 1 – O sentido da História
No livro, o autor nos mostra porque a História não é apenas uma disciplina, já que ela está sempre presente em nossa vida, independente de termos ou não consciência disso. Lidamos com a ideia de historicidade, que desnaturaliza as coisas que podem ser tidas como fruto de um encadeamento natural. E devido o passado nos fornecer elementos para compreendermos o presente é que se dá a importância em se estudar História para nos conhecermos melhor.
Onde há a presença humana, há História e ela é participante de nossas vidas, somos seus sujeitos e seu objeto, e quem estuda História busca poder entender de modo mais adequado a sua realidade, melhor compreender a si e aos outros. A análise histórica sempre teve caráter coletivo.
Tudo quanto nós fazemos ou sentimos e o significado que atribuirmos a isso depende do momento e das condições pelas quais vivemos e das relações sociais vividas até o presente momento. O que pode parecer natural, na verdade, é resultado das ações humanas no decorrer do tempo e do espaço.
A História é muito mais do que decorar datas e fatos. Nela também é preciso buscar compreender porque as coisas aconteceram de determinada forma e não de outra e também é importante saber o papel que a História tem em fazer levantar questionamentos em relação ao seu estudo e a capacidade dela permitir a compreensão e análise da vida em sociedade. É imprescindível que haja duas posturas fundamentais no estudo da História: a investigação e a dúvida, pois algo pode ser contado de acordo com o ponto de vista de quem o faz, de forma que a veracidade dos fatos possa ser contestada. O passado que nós estudamos é uma reconstrução feita por homens de nossa época e é manchado, muitas vezes, por visões e posicionamentos de nossa atual sociedade, por isso é que a História merece ser analisada de forma crítica e quando percebemos nosso passado histórico, reunimos condições de pensar e agir sobre a realidade.