Resumo do livro pobreza política
Pedro Demo
Normalmente quando falamos de pobreza referimo-nos a ela como a falta de bens materiais. A partir da análise do texto em pauta, passei a deixar de ser pobre, isto é, adquirir o conhecimento necessário para mudar minha realidade que consiste em pobreza política.
Pedro Demo traz neste texto uma realidade outrora oculta pela ignorância humana, segundo Demo, pobreza é mais que a falta de bens materiais, consiste na falta de conhecimento, exclusão do direito de ser cidadão, ou seja, o maior problema não é ter, e sim, ser. Em outras palavras Pedro Demo está dizendo que a pobreza política é um problema global, pois, pobre é todo aquele que não sabe que é pobre. O propósito o autor neste texto é desligar nossas mentes do que já foi imposto sobre nós, o famoso sistema. Muitas pessoas deixam-se levar pela ideia hipócrita de que são carentes e necessitam receber ajuda de alguém que os consideram maior que elas, mas, é preciso mudar esta ideia, a questão não consiste em ganhar e sim em conquistar. É possível entender que somos sufocados por medidas já imposta sobre nós e muitas vezes pensamos que estas são para nosso benefício e não precisamos nem podemos lutar contra esta. Estamos errados.
A pobreza só existe porque a aceitamos. Somos pobres a partir do momento que deixamo-nos ser regidos por governantes que com propostas chulos calam a boca de muitos, como exemplo temos a bolsa família, onde muita família dá-se por satisfeitas, felizes por estar recebendo algo do governo para seu sustento. Seria mesmo algo do governo? É preciso rever nossos pensamentos e conceitos e entender que este “benefício” não passa de um “cala-boca” para ficarmos quietos e deixarmo-los confortáveis com a gravidade da situação. Daí surgiram novos questionamentos: É correto termos um mundo desigual? Precisamos acatar ao sistema? E o mais importante: É possível mudar esta realidade? Para começo de conversa estes são pontos fundamentais para a reforma de nossos pensamentos