Cisnei negro
Faculdade de Psicologia
Curso de Psicologia –
RESUMO – O QUE É POLÍTICA SOCIAL
REFERÊNCIA: DEMO, Pedro. O que é política social. In: DEMO, Pedro. Política social, educação e cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1994. Cap 1. p. 13-23.
O que é Política Social?
Pedro Demo (1994) neste capítulo do livro chamado “Política Social, educação e cidadania”, descreve de maneira esclarecedora e didática, alguns conceitos importantes a serem tratados ao se pensar em políticas públicas. Para isso, começa sua discussão, conceituando e discorrendo a cerca do conceito de política social. De acordo com o autor, política social é uma proposta planejada (do Estado) que visa enfrentar as desigualdades sociais.
Apesar deste objetivo claro das políticas sociais, ainda existe a discussão de qual o lugar da desigualdade em nossa sociedade. Assim como o autor traz a reflexão acerca da possibilidade de se chegar a um tipo não desigual de sociedade, chamada de socialista, aonde trabalhadores livres trabalhariam para si mesmos. Será que o dinamismo da história não se dá por conta da desigualdade? Estes apontamentos precisam ser refletidos e entendidos para que se perceba o que a desigualdade significa, ou seja, para entender que a desigualdade tem sido ao longo da história, fruto do sistema capitalista que fazemos parte.
Cabe às políticas sociais reconhecer a desigualdade social e entender seu caráter estrutural, para, como sugere o autor, considerar a possibilidade de uma sociedade menos desigual. Para isso, é preciso fugir da idéia passada pelo capitalismo de que qualquer política social efetiva é inviável, justificada pelo sistema de que a exploração do trabalho é necessária. Mas, Pedro Demo (1994), defende a idéia de que qualquer sistema tem uma falha, e por isso, é necessário fazer política social, reduzir as desigualdades sociais para que o capitalismo amadureça e seja possível a sua superação.