Resumo do livro helena
No espaço do Rio de Janeiro colonial, um homem importante e rico mantém caso amoroso com uma mulher que havia migrado do Rio Grande do Sul e se separara do marido, devido a dificuldades financeiras. A mulher já possuía uma filha, que, mais tarde, foi perfilhada pelo amante rico. Esta filha é Helena. Mesmo sabendo de tudo, ela é recebida no seio da família do amante de sua mãe, já morto, e entra em posse de uma herança considerável. A convivência termina por gerar uma paixão recíproca entre Helena e seu suposto irmão Estácio. O drama de incesto abala as estruturas da família de Estácio e tudo caminha para um final surpreendente.
PERSONAGENS:
- HELENA: Protagonista; Era sensível, emotiva, romântica e muito forte, personagem esférica;
- ESTÁCIO: Suposto irmão de Helena;
- CONSELHEIRO VALE: Pai adotivo de Helena (O qual a deixa a herança);
- D. ÚRSULA: Irmã de Conselheiro Vale;
- EUGÊNIA: Queria se casar com Estácio;
- DR. CAMARGO: Pai de Eugênia e amigo da família;
- PADRE MELCHIOR: Amigo e confessor de Estácio;
- MENDONÇA: Amigo de Estácio;
- ÂNGELA: Mãe de Helena;
- SALVADOR: Legítimo pai de Helena;
O LIVRO:
Conselheiro vale era um homem rico, e tinha um caso amoroso com uma mulher que havia migrado do RS, ela tinha uma filha, Helena, A qual ele perfilha. Conselheiro Vale morre, e em seu testamento ele alegava que Helena era sua filha e que ela devia tomar seu lugar na família, todos acreditam nisso, porém helena sabe que não é verdadeiramente sua filha, mas na sua ânsia de ascender socialmente acaba aceitando isso.
À princípio, D. Úrsula reage com um certo preconceito à chegada de Helena, mas no decorrer da narrativa ela vai ganhando o amor de D. Úrsula, Estácio porém, era um bom filho, e faz a vontade do pai sem indagar nada. Dr. Camargo acha aquilo um absurdo, pois ele queria casar sua filha, Eugênia, com Estácio para que eles se tornassem ricos às custas do dinheiro de Estácio, e mais um