Resumo do livro helena
Passado alguns dias da morte do Conselheiro,o filho dele Estácio e o advogado e amigo da familia Dr. Camargo abriram o testamento e entre outras coisas,o testamento revelava que o Conselheiro tinha uma filha de nome Helena,com 17 anos e que ele recomendava que Helena tivesse direito a parte da herança deixada por ele e que ela deveria fazer parte e conviver com a familia.
Obedecendo a vontade do pai,Estácio levou Helena para morar com ele e a tia.Com o tempo a jovem Helena conquistou a confiança da familia,até da Dona Úrsula,que antes não gostava muito da menina.
Estácio ficou noivo da moça Eugênia,filha de Camargo e que por sinal tornou-se amiga de Helena.
Helena tinha um fiél amigo,Vicente,o serviçal da casa e protetor de Helena.Tendo passado algum tempo,Estácio descobriu que Helena na verdade não era filha do Conselheiro e sim de um gaúcho chamado Salvador que era casado com sua mãe,Salvador teve de voltar ao Rio Grande do Sul pois seu pai,avô de Helena tinha falecido,quando voltou,descobriu que a mãe de Helena estaria se envolvendo com o Conselheiro e decidiu então se manter afastado.Assim o Conselheiro adotou Helena como filha e a incluiu em seu testamento.Está disse que isso não iria mudar o fato de Helena continuar sendo sua irmã o mesmo aconteceria em relação aos seus sentimentos.
O pai de Helena foi embora deixando uma carta dizendo que não queria ser uma dificuldade na vida da jovem,Helena ficou arrasada e cada vez mais triste!Pouco tempo depois Helena veio a adoecer.Piorando cada vez mais seu estado,ninguém conseguia descobrir o que a jovem teria,aumentando assim o sofrimento da familia .Estácio não descuidou-se um momento apenas da irmã,dando-lhe