Resumo Do Livro Dos Delitos E Das Penas CORRETO
Cesare Beccaria inicia seu livro narrando que as vantagens da sociedade devem ser igualmente repartidas entre todos os seus membros. Contudo, para o autor, quando os homens estão reunidos, observa-se a tendência contínua de acumular no menor número os privilégios, o poder e a felicidade, para só deixar à maioria miséria e fraqueza. Para ele, somente as boas leis podem impedir-se tais abusos. Mas, de ordinário, os homens abandonam a leis provisórias e à cautela do momento o cuidado de regular os negócios mais imprescindíveis, quando não os confiam à discrição daqueles mesmos cujo interesse é oporem-se às melhores instituições e às leis mais sábias.
Segundo Beccaria, a história nos revela que as leis, foram, muitas vezes, o instrumento das paixões daminoria, ou o produto do acaso e do momento, e nunca a obra de um prudente observador da natureza humana, que tenha sabido dirigir todas as ações da sociedadecom este único fim: todo o bem-estar possível para a maioria.
Em seu livro, Beccaria, afirma que por meio da imprensa, as verdades filosóficas revelaram as verdadeiras relações que unem os soberanos aos súditos e os povos entre si. O comércio animou-se e entre as nações elevou-se uma guerra industrial, a única digna doshomens sábios e dos povos policiados. Porém, revela o autor que ninguém se ocupou com reformar a irregularidade dos processos criminais. Raramente se procurou destruir, em seus fundamentos, as séries de erros acumulados desde vários séculos; e muito poucaspessoas tentaram reprimir os abusos de um podersem limites, e fazer cessar os exemplos bem frequentes dessa fria brutalidade que oshomens poderosos encaram como um dos seus direitos.
Cesare Beccaria ao introduzir seu livro afirma que vai indicar os princípios mais gerais, as faltas mais comuns e os erros mais nefastos, evitando igualmente os excessos dos que, por um amor mal entendido da liberdade, procuram introduzir a desordem, e dos que desejariam