Resumo Do Filme
O filme vidas secas é baseado no romance de Graciliano Ramos, publicado em 1938 e retrata a vida de uma família nordestina, formada por Fabiano, Sinhá Vitoria seus filhos; menino mais novo, menino mais velho, papagaio e a cachorra baleia.
Devido à seca do nordeste, Fabiano e sua família fogem da vida miserável, fazendo uma longa caminhada pelo sertão a procura de um lugar melhor para viver.
No caminho a família se desespera com a fome, e a sinhá Vitória, presenciando a situação, resolve se alimentar do papagaio de estimação, durante o percurso o menino mais velho desmaia, e seu pai o carrega no ombro, até que encontra uma fazenda abandonada, mais o proprietário o expulso, Fabiano implora ao fazendeiro que em troca do refugio de sua família, ele trabalharia cuidado de sua fazenda.
Com passa do tempo Fabiano, se torna um vaqueiro, fica insatisfeito com seu pagamento, mais como ele era analfabeto, não conseguia verificar o dinheiro que ganha, e sua esposa que o ajudava nestas horas, com isso perceberam desonestidade de seu patrão.
O vaqueiro com seu jeito ignorante é desafiado em um bar, por um soldado a jogar baralho valendo dinheiro, como perde o jogo, o soldado o provoca e Fabiano como não sabe dialogal ofende a mãe do soldado e este por sua vez o aprende e a desgraça aumenta,até que o patrão o ajuda a sair da cadeia.
Fabiano humilhado volta para casa com a situação de vida precária, é obrigado a mudar de lugar e a procura de melhores condições de vida.