resumo do filme vidas cruzadas
Faculdade Anhanguera – Polo 4 Campinas/SP
DICIPLINA: SERVIÇO SOCIAL
TEMA:
FAMÍLIA E SOCIEDADE - SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
TUTORA: MÁRCIA MARCELINO 1ª TURMA A
ALUNAS:
Silvia Helena Bernardes Palma RA- 8362788105
Tatiane Cristina Barboza Simão da Silva RA- 8977185423
Ruth da Rocha Barboza RA- 8743149521
Nivonete Ferreira RA- 8530883796
DATA: 30 Abril de 2014
FAMÍLIAS: Configurações e realidade social
Família: diz respeito aos laços identitários e afetivos que se constrói em um grupo social.
É nesse grupo identitário e afetiva chamada família que se ouvem as primeiras falas, com as quais se constrói a autoimagem do mundo exterior, a falar e dar sentido a fala, na família se conhecem o afeto, o amor, a educação, respeito, e outros valores.
A família seja qual for à maneira que for composta, vivida e organizada, é nela que filtramos tudo para ser vivido no mundo exterior. Esse processo que se inicia ao nascer se prolonga a vida toda independente do lugar que se ocupa.
A família vem sofrendo muitas transformações e é necessário ampliar os campos de reflexões sobre os laços familiares.Em período recente, a família conheceu inúmeras transformações marcantes, como o individualismo, o feminismo, o controle da reprodução, a redução dos números de filhos, a independência financeira da mulher. Nessas mudanças as famílias contemporâneas que se iniciou a partir dos anos 60, trouxe a urbanização mais intectualizada, por outro lado o aumento da expectativa de vida principalmente nos centros urbanos aumentou também o convívio entre as gerações, os idosos estão vivendo mais e os netos e bisnetos tem maior convivência com eles e as tensões também são maiores.
A partir dos anos 90 houve o avanço do exame de DNA, com essa tecnologia dava então para saber a paternidade, com esses avanços tecnológicos