Resumo do filme Sicko S.O.S Saúde
Sicko é um documentário que retrata o sistema de saúde americano, comparando-o com alguns países como: Canadá, Cuba, França e Inglaterra.
O documentário mostra que nos Estados unidos não existe um sistema único de saúde, e sim vários planos de saúde que só visam o lucro das empresas e do governo. Esses planos têm valores altos e grande parte da população não tem condições de pagar, além de ter que ter um determinado perfil, incluindo também não ter nenhum tipo de doença. Os poucos que tem condições não podem usufruir de todos os seus benefícios, quando é preciso usar o plano de saúde se faz o pedido e tem que aguardar aprovação, que nem sempre é aceita.
Para comparar os sistemas de saúde, alguns americanos vão até o Canadá, a fim de conseguir atendimento médico, medicamentos e exames. Neste país a população tem direito a escolher seu médico, aos remédios, e tudo que precisar sem pagar nada por isso.
Depois de conhecer o sistema de saúde do Canadá, o documentário vai até Londres, mostra como é eficiente e justo o trabalho feito para incentivar médicos e pessoas que trabalham na área da saúde, e como os cidadão quando pagam, pagam pouco pelo serviço de saúde, e os que não podem não pagam.
O Reino Unido também possui um sistema público de saúde, onde qualquer medicamento tem o mesmo preço, e dependendo da idade nem é pago. E ao sair do hospital a pessoa recebe dinheiro para pagar a passagem de volta para casa.
Em Cuba é retratado como modelo no sistema de saúde. E apesar de não ter sido citado no documentário, o Brasil tem uma ótima proposta de sistema de saúde, uma pena é que na pratica o SUS tem vários problemas.
Com essas informações é possível ver como o sistema de saúde nos E.U.A é debilitado. O País conhecido como uma grande potencia não tem ao menos um sistema de saúde para seus cidadãos americanos.