Resumo do filme de Florence Nightingale
Florence Nightingale recebeu o nome da cidade italiana de Florença, Florence em inglês, onde nasceu em 12 de maio de 1820.
Na infância já demonstrava o desejo de servir e aos 17 anos acreditava ter recebido um chamado de Deus. A família de Florence era rica e conhecida na sociedade inglesa, onde ela veio a conhecer a senhora Elizabeth Fry, através de quem soube que havia uma instituição na Alemanha voltada para a formação de enfermeiras que naquela época eram tidas como meretrizes. No começo seus pais não a apoiaram e tentaram fazê-la desistir da idéia, porém sem êxito, pouco tempo depois, Florence foi a Alemanha onde passou três meses na instituição trabalhando como enfermeira. Em 1853 eclodiu a guerra entre a Turquia (apoiada pela Inglaterra) e a Rússia, a então chamada guerra da Crimeia. Florence ao saber das péssimas condições dos feridos, não hesitou em ir cuidar deles e em outubro de 1854, ela e uma equipe de quase 40 enfermeiras partem para os Campos de Scutari localizados na Turquia Otomana, levando consigo mantimentos e suprimentos médicos. Ao chegar lá, descobriu que a situação do hospital era pior do que imaginava, pois estava lotado de feridos, com ventilação inadequada e sem material hospitalar. Houve grande resistência por parte dos médicos e comandantes, pois era proibida a presença de mulheres no exército, mas com seu modo cortês e muita dedicação ao trabalho, ela tornou-se indispensável.
Todas as noites, Florence fazia a ronda, carregando uma pequena lamparina (hoje, símbolo da enfermagem) parando para cuidar ou confortar os pacientes insones por essa razão recebeu o apelido de “A Dama da lamparina”. Florence conseguiu reduzir a taxa de mortalidade de 40% para 2%. Devido ao contato direto com os doentes acabou contraindo febre tifoide, porém recusou-se a voltar pra casa permanecendo no hospital até o término da guerra. Florence fundou o Hospital de