Resumo do documentário "políticas de saúde no brasil: um século de luta pelo direito à saúde".
Em nosso país há muitos anos vêm se tentando implementar um novo modelo de política social de saúde. Nos anos 70 houve a disputa da Reforma Sanitária contra uma proposta conservadora, onde a saúde seria privada, e estatal apenas para os que não tinham
“capacidade social”, a Reforma Sanitária venceu, e seu ideal era que a saúde é um direito de todos, cobertos ou não pela previdência social.
Mas mesmo depois de muitos anos ainda temos falhas, a Reforma Sanitária não atingiu o seu ideal proposto, ainda vemos filas, agendamentos para atendimentos mais específicos que demoram meses, poucos profissionais da saúde em algumas regiões do país, falta de material em unidades. Há também outros fatores como os desajustes financeiros do país, a mudança da população, onde cada vez ficará mais velha e requererá mais gastos para tratar as patologias que possam vir com a idade. É necessário que haja uma análise em todos os fatores e que se chegue numa melhora que seja benéfica para todos.
Os PSF são a atenção básica para a população ali cadastrada, ou seja, o atendimento primário, composta por uma equipe multiprofissional, onde são tomadas medidas sanitárias e preventivas, é onde as pessoas devem ir inicialmente quando sentir algo, pois assim é possível diagnosticar algum sintoma, podendo tratar e não deixar que aquele usuário da rede se torne um doente crônico, ou que haja um agravo na enfermidade e necessite ir ao hospital fazendo com que aumente ainda mais as filas.
As estratégias dos PSF são formuladas de acordo com a necessidade da população que ali é atendida, cabe aos profissionais perceberem os pontos em que se é necessário fazer a conscientização daqueles moradores, um exemplo, se naquela região há um alto índice de gravidez na adolescência, os profissionais devem promover algo onde haja a reunião dos jovens, e assim possa se falar sobre o assunto, ensinando a prevenir, o que fazer, e assim