Resumo do documentário: Construindo o Planeta Terra.
O documentário se mostra bem elaborado de forma compreensível do vasto conhecimento que a geografia possui no termo cientificamente falando.
A história do planeta Terra contada em apenas uma hora e meia, pela fonte de pesquisa geográfica Nacional Geographic.
Um realismo impressionante diante dos olhos de quem o assiste, efeitos de computação gráfica impactante e surreal. No início havia apenas uma estela recém nascida chamada sol, ultrapassando 12.000 °c.
Por meio da gravidade os fragmentos rochosos se chocavam e se tornavam um imenso oceano de lava, formado apenas por dióxido de carbono, nitrogênio e vapor d´água, dando origem ao nosso planeta, há 4,5 bilhões de anos. Com o avanço de milhões de anos uma tempestade de meteoros atinge o planeta Terra, são detritos do que restou da formação do sistema solar, com esses meteoritos vieram os cristais de sal, contidos neles uma porção de água, com isso ela se acumulou no solo formando assim a nossa crosta. Os meteoros traziam com eles além da água diversos minerais. No fundo do mar, os minerais com substancias dos meteoritos, se fundem e dão origem a substancias químicas, de alguma forma isso deu origem a vida microscópica, bactérias unicelulares, os estromatólitos, (antigas colônias de bactérias) que transformavam a luz do sol em alimento, esse processo denominado fotossíntese, transforma dióxido de carbono e água em glicose dando origem ao oxigênio. Milhares de anos se passaram, e surge assim o primeiro continente formado pelo movimento das placas tectônicas, chamado Rodinea. O imenso continente é fragmentado e se divide em dois; essa atividade deu origem a um conjunto de vulcões; os vulcões lançam dióxido de carbono por toda parte, ele se mistura a água formando chuvas ácidas, que são absorvidas pelas rochas, ficando retidas a elas, portanto não existia dióxido de carbono o bastante para bloquear o calor do sol ao redor do planeta.