Resumo do capítulo 2 do livro O que é família
FUNÇÕES DA FAMÍLIA
São Atribuídas diferentes funções às famílias de acordo com a faixa que elas ocupam na organização social e na economia de seus respectivos países. Estas exercem inúmeras funções, porém algumas podem receber apoio de instituições sociais1. Entre as funções de uma família está a função de identificação social dos indivíduos, as de reprodução, as de produção de bens2 e de consumo dos mesmos, também destaca-se a proteção de jovens , a educação e sociabilização da nova geração, os serviços domésticos, o cuidado aos idosos, atividades de lazer, civis e religiosas, fiscalização do comportamento de obediência a hierarquias e autoridades etc.
Somente os humanos, dentre os animais, são capazes de constituir uma família que são mantidas durante todo seu período de vida, Danda Prado diz:
A família natural, mãe e filhos menores sem nenhuma ligação entre estes e opai biológico, é o caso de quase totalidade dos animais. No entanto, entre osseres humanos não existe grupo social historicamente conhecido que nãotenha o processo da reprodução regulamentado e codificado de formabastante rigorosa. (1985, p 38)
O segundo elemento da nossa inserção social é a identificação social, de saber “quem é filho de quem”. Essa função que determina o grupo familiar. Através da família que a criança se integra no mundo, é nesse meio em que aprende a sociabilizar-se, através do aprendizado de hábitos, costumes e valores. As crianças recebem orientações para se colocarem em um lugar na sociedade adulta. Segundo Danda Prado (1985, p 40) “Os jovens aprendem e assumem (questionam eventualmente) as atitudes e papeis do pai e da mãe. Isso torna-se claro quando observamos a educação diferenciada das crianças conforme o sexo”.
HISTÓRIA DA FAMÍLIA
Família significa conjunto de servos e dependentes de um chefe (esposa e filhos).
Segundo Danda Prado:
“A respeito da instituição familiar só podemos reiterar que de modo universal há