Resumo do artigo “movimento sou agro: marketing, habitus e estratégias de poder do agronegócio” de regina bruno.
576 palavras
3 páginas
Universidade Federal de Santa MariaNome: Vitória Faturi Londero
Resumo do artigo “Movimento Sou Agro: marketing, habitus e estratégias de poder do agronegócio” de Regina Bruno.
Em seu artigo para o 36º Encontro Anual da Anpocs, GT 16 – Grupos Dirigentes e Estrutura de Poder, Regina Bruno aborda de maneira crítica o Movimento de Valorização do Agro – Sou Agro e procura entender qual é a influência que o projeto exerce sobre a sociedade.
Para introduzir o movimento, a autora inicia seu artigo trazendo à tona uma campanha publicitária veiculada nos meios de comunicação e apresentada por atores globais que deixam uma mensagem: “eu tenho uma fazenda em minha geladeira”. O movimento defende que é muito raro o cidadão brasileiro parar para pensar de onde vêm todos os produtos que consomem ou os objetos essenciais que usam diariamente. E é exatamente nisso que o projeto se baseia: fazer com que os cidadãos urbanos conheçam o agronegócio e como funcionam as atividades realizadas no meio rural para que os produtos cheguem até suas casas.
Primeiramente, no ponto de vista de Regina, a criação do movimento foi com o objetivo de desviar a atenção das pessoas da votação do novo Código Florestal no Congresso Nacional, já que a aprovação do mesmo resultaria em problemas para produtores e empresários. Além disso, em sua concepção, o Sou Agro busca a adesão de pequenos produtores que, com a aprovação da APP (Área de Proteção Permanente), seriam forçados a abandonar o campo e se tornarem desempregados na cidade.
Um dos pontos mais importantes defendido pelo movimento é que é preciso acabar com a conclusão precipitada de que o agronegócio está necessariamente ligado à destruição do meio ambiente, e que isso acontece devido ao desconhecimento da população. Então, Sou Agro passa a imagem de que os produtores são um exemplo a ser seguido, entendem de vários assuntos e são “incríveis”. Mas, segundo o artigo de Regina, a campanha busca construir uma nova imagem do agro porque isso