resumo dna e rna
5’3’ ligação fosfodiester
O OH remove fosfato da base nitrogenada e se conecta ao terceiro C.
DNA composto por nucleotídeos e cada um tem fosfato, açúcar e base nitrogenada.
Açúcares podem ser ribose e desoxirribose
Bases nitrogenadas variam: A,G – purinas e C,T – pirimidinas
RNA – U pirimidina
Nucleosídeo: açúcar + base
Nucleotídeo: açúcar + base + fosfato
Estrutura de dupla hélice e em cada metade cadeia de nucleotídeos são mantidas juntas por ligações fosfodiester. Essas cadeias seguem orientação 5’3’
Duas fitas antiparalelas e em sentidos opostos.
Adenina e timina 2 pontes de hidrogênio
Guanina e citosina 3 pontes de hidrogênio
SÍNTESE DE DNA
REPLICAÇÃO SEMICONSERVATIVA
A deselicoidização de 2 filamentos expõe bases de cada filamento e cada base se pareia com sua complementar (5’ 3’). Nesta duplicação cada duplex filha contém um filamento parental e um recém sintetizado, sendo assim, semiconservativa.
DNA polimerase pareia os nucleotídeos da fita livre com outra fita, fazendo assim com que uma fita seja a fita molde (mãe), sendo assim a replicação semiconservativa.
DNA pol III é a principal enzima da duplicação pois coordena o emparelhamento dos nucleotídeos e catalisa a formação da ligação fosfodiester.
A enzima helicase quebra as ligações de hidrogênio da molécula de DNA enquanto as SSBs(Single-stranded binding proteins) mantém as fitas separadas. A enzima DNA polimerase segue no sentido 3’5’ criando com o auxílio da enzima RNA primase, que inicia a sequência de nucleotídeos criando uma fita adjacente de DNA. A DNA polimerase III pareia os nucleotídeos até o fim da bolha de DNA. Já no sentido 5’3’, a RNA primase cria um primer na sequência, seguido pela DNA polimerase III, enquanto a primeira enzima abre ainda mais a fita de DNA de modo a criar um outro segmento traduzido, de forma descontínua.
Estes segmentos são chamados fragmentos de Okazaki. Os primers são então substituídos pela DNA polimerase I, que