Resumo Dissertao Psicanalise
415 palavras
2 páginas
O trabalho apresentado refere-se à dissertação de mestrado de Rosemary Flães Pinto sobre CAPSI para crianças e adolescentes autistas e psicóticas: a contribuição da Psicanálise na construção de um dispositivo clínico.Define-se CAPSI como Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, com o objetivo de fazer com que essas crianças e adolescentes possam contar com um serviço que modifica uma lógica existente que é o fato do paciente ter que se enquadrar nos “sintomas” já construído pelos serviços de saúde. Segundo Goldberg investir naquilo que aparece como sintoma não atende o paciente como ele deveria ser atendido, ou seja, respeitando exatamente a particularidade de sua subjetividade no mundo, mesmo sem “sintomas”.
A importância dos CAPSI como lugares privilegiados da escuta do sujeito reside nesta modificação apontada pelo autor, que é de acolher a condição do paciente com graves transtornos psíquicos oferecendo uma escuta a este sujeito. Os pacientes chegavam com diagnósticos prontos; a nova clinica propõe trabalhar não a partir do diagnostico e sim através da escuta do sujeito.
E é a Psicanálise que inaugura essa escuta como condição fundamental no acolhimento ao paciente. É exatamente onde os seres humanos são tomados como únicos que a psicanálise se diferencia. A clínica psicanalítica tem como metodologia o uso da associação livre, que se destaca pelo fato de não dirigir uma escuta, permitindo que o paciente diga o que ocorre em sua cabeça, sem que haja uma direção, que não a do próprio inconsciente. E como marcar uma escuta singular sem cair na questão primeira de dar um benefício? Beneficio que a principio aparece como um direito, precisa ser escutado como um significante. Isso é importante pois através do não atendimento da demanda não há a petrificação do sujeito nesse significante chamado beneficio.
Devido as crianças autistas e psicóticas chegarem ao CAPSI em extrema atividade, essa clinica propõe que o atendimento seja feito “entre muitos” , uma