Resumo de Sonhos de uma noite de verão
Livro: Sonhos de uma Noite de Verão, William Shakespeare
Hérmia é apaixonada por Lisandro e filha de Egeu. Egeu quer que sua filha se case com Demétrio. Demétrio possui uma amiga que é apaixonada por ele, Helena, a quem ele não corresponde. Para fugir de seu casamento com Demétrio, Hérmia foge para um bosque com Lisandro, onde encontram fadas e elfos. Eles confiam a Helena o segredo de que estão fugindo, e ela conta a Demétrio, para ganhar a confiança de seu amado.
Demétrio e Helena vão procurar por Lisandro e Hérmia na floresta encantada, onde também habitava um casal em crise, Oberon e Titânia, reis dos elfos e fadas. Oberon pede ao elfo Puck para que vá colher amores-perfeitos e que enquanto Titânia dormisse, ele derramasse o líquido em seus olhos, fazendo com que ela se apaixonasse pela primeira pessoa que visse. Porém, Oberon vê Demétrio tratar mal Helena e pede que o elfo Puck também use a poção com Demétrio.
Puck se engana e enfeitiça Lisandro, que quando acordou viu Helena e apaixonou-se. Mais tarde Puck enfeitiça Demétrio que também se apaixona por Helena. Quando Titânia acordou, a primeira pessoa que viu foi Canelas, tecelão da floresta, que estava junto de outros funcionários que estavam ensaiando a peça que apresentariam no casamento de Teseu, duque de Atenas, e Hipólita, rainha do Amazonas.
Para que o erro seja concertado, Oberon ordena a Puck que desfaça os feitiços, fazendo com que cada um se apaixonasse pelas pessoas certas. Hérmia casa-se com Lisandro, Demétrio com Helena e Teseu com Hipólita, além de Oberon ter feito as pazes com Titânia. Puck afirma que toda aquela confusão não passou de “um sonho de uma noite de verão”.