Resumo de Renda Fixa
Essas operações podem ser de dois tipos: prefixados ou pós-fixados. A primeira rentabilidade é quando a taxa de juros e o valor no vencimento são definidos no momento da operação e é se comendada quando há estabilidade na economia ou expectativa de queda da taxa de juros, então o rendimento dependerá do número de dias úteis que o período da aplicação possuir. Já a segunda depende de um indexador e só será conhecido o valor de resgate no vencimento, pois o ganho depende do comportamento desse indexador, logo, é recomendado para períodos de indefinição ou estresse na economia, ou também, períodos em que a expectativa é de aumento da taxa de juros.
Uma instituição financeira pode oferecer vários produtos, principalmente quando é um banco múltiplo, pois agrega várias carteiras num mesmo CNPJ. Para a instituição financeira trabalhar com todas essas carteiras, ela precisa de aprovação específica do Banco Central, que é o órgão regulador. Assim, muitos produtos estão no mesmo nível de risco de crédito de vários outros produtos emitidos pela instituição financeira, entretanto, os prazos e rentabilidades variam muito de acordo com o produto. Isso significa que deve escolher a aplicação que der maior rentabilidade e for mais conveniente em termos de prazo e liquidez.
Quem for detentor de um perfil conservador, os títulos públicos são uma interessante alternativa. Os títulos públicos são emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar o déficit fiscal do governo federal e possibilitar a renovação da dívida pública. São vendidos em leilão eletrônico pelo Bacen para os bancos, corretoras e fundos de investimento. Podem ser negociados no mercado secundário, na plataforma eletrônica da Central de Custodia de Liquidação Financeira de Títulos (Cetipinet) ou