RESUMO DE RECREAÇÃO E LAZER
A importância que o lazer vem ganhando nas últimas décadas, não vem sendo acompanhada pelo poder público.
Muito pouco tem sido feito no setor , o que em alguns casos não significa ausência de recursos, mas má utilização, devido á ausência de parâmetros da ação.
Com relação á estrutura de referência geral, estão baseados na consideração do lazer como;
|. Cultura vivenciada no “tempo disponível” das obrigações profissionais, escolares e sociais, combinando os aspectos tempo e atitude;
2. Fenômeno gerado historicamente e do qual emergem valores questionadores da sociedade como um todo.
3. Um tempo privilegiado para a vivência de valores que contribuam para mudanças de ordem moral e cultural;
4. Portador de um duplo aspecto educativo – veículo e objeto de educação.
O lazer é entendido aqui como a cultura vivenciada no “tempo disponível”, o caráter “desinteressado”.
Não se busca outra recompensa além da satisfação provocada pela situação.
É importante ressaltar que o entendimento do lazer não é efetuado “em si mesmo” , mas como uma das esferas de ação humana historicamente situada.
A noção de cultura deve ser entendida em sentido amplo, consistindo num conjunto de modos de fazer, ser, interagir e representar que, produzidos socialmente, envolvem simbolização e, por sua vez, definem o modo pelo qual a vida social se desenvolve, a atividade humana está vinculada á construção de significados que dão sentido á existência, mas tem que considerar também o “processo dessa produção”, seu entendimento não é estabelecido em si mesmo, ou de forma isolada, nessa ou naquela atividade, mas como um componente da cultura historicamente situada.
A especificidade concreta do lazer é colocada como reivindicação social.
É uma questão de cidadania, de participação cultural, a atividade não conformista, mas crítica e criativa de sujeito historicamente situados, como uma das bases