Resumo de livro
Por amor e por força : rotinas na educação infantil, BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Porto Alegre, Ed. Artmed, 2006.
O ambiente da sala de aula representa um papel importante na determinação da qualidade de vida e aprendizagem que são dadas aos alunos. O professor tem muitas oportunidades para desenvolver com as crianças, e para as crianças, um ambiente, na sala de aula, que promova experiências de trabalho cooperativo em grupos, através
Todo professor sabe que o ambiente físico da sala de aula na qual deve trabalhar apresenta certas vantagens e desvantagens.
Quase todos nós estamos familiarizados com diferentes climas de salas de aula. Ainda que as fases do desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança sejam inseparáveis, parece ser mais conveniente considera-las uma de cada vez. A habilidade para pensar clara, crítica criativamente é muitíssimo importante para o viver. Pensar não é algo que a criança faça apenas na escola.
Muitos dos problemas que a criança enfrenta são, na realidade, uma coleção de questões menores, devendo o professor ajudar a criança na compreensão de que ela tem não apenas um, mas vário assuntos a resolver. Imediatamente após o reconhecimento do problema e a divisão do mesmo em partes, é o de colecionar todos os fatos que produzem o problema. As crianças precisam de ajuda para selecionar os fatos relevantes e abandonar os que os que não o são; para estabelecer tentativas de conclusão, baseadas nos elementos coletados; para suspender uma conclusão até que suficiente numero de evidencias esteja reunido; e para experimentar tentivas de soluções, a fim de verificar se estas funcionam.
Em geral, há três tipos de clima social que se desenvolvem nas salas de aula: o autocrático, o laissez-faire e o democrático.
A escola tem a responsabilidade de instruir a criança sobre a importância da sude e de orientar os pais sobre os cuidados indispensáveis à higidez de seus