resumo de Emile durkeim
A grande questão que Durkheim trouxe pra sociologia:queria equiparar a sociologia as ciências naturais,Durkheim disse que o q faltava era a:OBJETIVIDADE:O conhecimento sociológico deveria ser objetivo,paraDurkheim a sociologia não pode ter um caráter psicolcologico,individual ou subjetivo.
FatorSocial:objeto de estudo da sociologia,não dependeria da opnião do observador e do sociólogo,segundo ponto:oFato Social seria caracterizado por uma repetição,pode-se encontrar este fato social em vários momentos dentro da sociedade.
O Fato social na verdade é uma instituição social,ele se repete ao longo de uma história da sociedade,éreconhecido por todos como de fato um evento social, e ele não depende de uma subjetividade para ser compreendido.
Conciência Coletiva:para Durkheim a sociedade não é apenas uma soma de partes,é algo além disso,para ele se os sociólogos pegarem vários eventos sociais,dispares,vários fatos sociais e colocar esses fatos juntos em uma análise ,ele não conseguira chegar a uma conclusão,falta ai oque ele chama de uma consciência coletiva.
Solidariedade:Dukheim disse que uma sociedade só funciona quando suas varias partes trabalham em conjunto e em prol de um objetivo comum,um objetivo social e não individual,Durkheim divide a solidariedade em 2 grupos:
Solidariedade Mecãnica(mais primitiva):Ocorreu em sociedades sem uma grande diferenciação social,as pequenas difereças de funções sociais exercidas pelos indivíduos eram intercambiáveis entre si,e disso decorrem uma consequência,Durkheim afirma que esses grupos os indivíduos sentiam-se mais parte de um “todo”,eles conseguiam enxergar este”todo” por conta dessa visão mais mecanista.
Solidariedade Orgânica:Marcada por um grande racionalismo,daí surge o aumento da funções sociais,criando funções cada vez mais especificas,paraDurkheim isso cria um primeiro problema:a dificuldade do individuo se ver como parte de um “todo”,isso começa a gerar uma tensão