Resumo de Economia
É a ciência que estuda a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços. Está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é a de explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.
A economia também estuda formas de administrar os recursos escassos, buscando compatibilizá-las com as necessidades da sociedade.
Necessidades Humanas:
As necessidades humanas podem ser divididas em duas categorias: as individuais- que são representadas por necessidades como a fisiológica, corporal e a social, e, as necessidades coletivas, que são derivadas da vida em comunidade e que somente podem ser satisfeitas pela colaboração de toda a comunidade, como por exemplo, a saúde e a educação.
Famílias:
Tem como objetivo satisfazer as suas necessidades através do consumo de bens.
Empresas:
O seu objetivo é a produção de bens que satisfaçam as necessidades das famílias. As empresas fornecem os bens de consumo às famílias e recebem das famílias o valor monetário desses bens.
Governo:
Desempenha um conjunto de funções econômicas: promove a eficiência dos recursos, promove a equidade social, promove a estabilidade macroeconômica.
Os dez princípios da Economia:
1º- Nada é de graça: A tomada de decisões exige escolher um objetivo e por conseqüência o faz abrir mão de outro.
2º- Tudo tem um custo: O custo no caso são as oportunidades, a partir do momento em que ocorre a tomada de decisão, o custo se torna aquilo que você abre mão para obtê-lo.
3º- As pessoas são racionais: Pessoas racionais fazem mudanças marginais.
Mudanças marginais são pequenos ajustes que ocorrem no plano de ação e que criam oportunidades.
4º- As pessoas reagem a incentivos: Como as pessoas tomam decisões por meio de comparação de custos e benefícios, seu comportamento pode mudar quando os custos ou benefícios mudam. Em