Resumo de dispositivos de entrada e saída
Os periféricos de entrada e saída proporcionam a usuários de computadores a inserção e visualização de dados digitais, mais especificamente a inserção de dados em computadores para que estes sejam processados para obter informação. O uso de dispositivos de entrada e saída (E/S) oferecem muitas vantagens, como mobilidade, ganho de tempo entre outras, atualmente existem muitos dispositivos de E/S, os principais são: teclado, mouse, monitor de vídeo e impressora. O objetivo deste artigo é descrever o funcionamento dos periféricos de entrada e saída essências, evolução, segurança e também tecnologias de periféricos E/S.
É importante destacar que não apenas empresas são beneficiadas com tais tecnologias de transmissão de dados; como a incessante necessidade de novos meios que possibilitem a entrada e saída de dados. Eles reduzem gastos com materiais de escritório, segurança contra possíveis danos aos documentos, ganho de tempo para guardar e transportar, os demais usuários podem se beneficiar também com alguns desses pontos citados.
1. Introdução
Entende-se dispositivo de entrada um sistema que permite introduzir dados de fora para dentro do computador ou outro sistema informático com o intuito de processar ou de servir para controle do processamento. Ao contrário, dispositivo de saída, onde qualquer sistema que permite ao computador disponibilizar informação para o exterior para que seja posteriormente utilizada. No entanto, por esta definição considera-se uma interface do monitor, como um dispositivo de saída de dados. Na realidade, considera-se que um dispositivo de entrada ou saída de dados traduz (converte) elementos físicos utilizados pelo ser humano ou máquina, em informação digital utilizável pelo computador propriamente dito. Considera-se, por exemplo, um teclado, ou microfone, mouse, monitor e etc, como um dispositivo de introdução e saída de dados. O teclado, mouse e microfone convertem a ação doutilizar sobre