Resumo de Anotações da Matéria de Gestão de Pessoas - Pós em Administração
1. COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E ORGANIZACIONAL
Organizações são entidades sociais, cujas atividades se pautam por metas e objetivos, que são projetadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturadas, coordenadas, e finalmente, interligadas ao ambiente externo.
Ambiente externo é caracterizado pelos fatores econômicos, sociais, demográficos, políticos, tecnológicos, jurídicos e competitivos.
Ambiente interno é caracterizado pelas particularidades adotadas pelas empresas, tais como: missão, valores, metas e objetivos, bem como os recursos físicos, financeiros e humanos. Percepção seletiva é por definição, a tendência que as pessoas têm de ver e ouvir somente os fatos ou argumentos que apóiam ou reforçam suas crenças, valores e pontos de vista.
Liderança é o processo de influenciar e apoiar outras pessoas para que elas trabalhem de forma desejada, de modo que a empresa alcance os resultados esperados.
Líderes autocráticos centralizam em si mesmos o poder e o processo decisório. Este estilo de liderança, torna o processo decisório mais ágil e possibilita que a empresa utilize empregados menos competentes.
Líderes consultivos abordam um ou mais empregados para solicitar-lhes contribuições, todavia nem sempre essas contribuições são consideradas, podendo parecer “teatro”.
Líderes participativos : Descentralizam a autoridadem pois as decisões não são unilaterais.
O grupo age como uma unidade social única, compartilhando responsabilidades, dando aos liderados, a sensação de participação e reconhecimento.
Grupos Formais : um departamento, uma gerência, uma categoria profissional.
Grupos Informais: Originários de interesses comuns, afinidades e laços de amizade.
Elton Mayo definiu a natureza geral das organizações informais : Seus principais conceitos são o poder e a política e seu foco são os indivíduos. A fonte de poder do líder jaz na concessão do grupo.
Elton Mayo – Hawthorne :