Resumo da norma 9170
1 Objetivo
2 Referências normativas
3 Generalidades
4 Hipóteses básicas de segurança
5 Ações
6 Propriedades das madeiras
7 Dimensionamento - Estados limites últimos
8 Ligações
9 Estados limites de utilização
10 Disposições construtivas
Este trabalho trata-se de um resumo destes itens visando uma maior compreensão da norma.
1 Objetivo
A norma tem como o objetivo de fixar condições que devem se seguidas em projeto envolvendo estruturas de madeira. Além desta norma devem ser obedecidas outras normas especiais e exigências especiais.
2 Referência Normativa
Contém um conjunto de normas relevantes ao se tratar de madeira. Lembrando que se deve procurar utiliza sempre a versão mais recente, mesmo sendo diferente daquela indicada nesta norma no momento de sua publicação.
3 Generalidades
Aborda certas generalidades referentes ao projeto, memorial justificativo, desenhos, plano de execução e também faz uma definição as letras e símbolos que representam as variáveis e constantes utilizadas no cálculo de estruturas de madeira
4 Hipóteses básicas de segurança
Fala sobre certos requisitos de segurança que devem ser tomados no momento de recebimento do material e do recebimento da estrutura. Define também os conceitos de estado limite de uma estrutura e também a premissa básica de que o carregamento exercido deve ser menor do que aquele resistido pela estrutura.
5 Ações
Discorre sobre os tipos de ações definindo primeiramente o conceito de cargas acidentais e de combinações de ações. Vindo então a definir o que é carregamento e seus diferentes tipos.
Aqui estabelece os coeficientes de segurança, assim como as particularidades de de se projetar em diferentes situações, ressaltando o caso do vento como exemplo.
6 Propriedades da madeira
Define o cálculo da resistência do material, para tanto é necessário do tipo da madeira envolvida, assim como