Resumo da evolução a contabilidade
A contabilidade nasceu junto com o homem na época que não existiam números, moedas e nem escrita. Nessa fase o homem não sabia o que era estação do ano, mas com a sua experiência começou a observar o tempo, quando o frio se aproximava e as folhas das árvores caiam, ele sabia que era a hora de recolher seu rebanho e á tosquiar a lã para produzir agasalhos para sua família.
Com a monotonia da época, ele começou a imaginar como poderia fazer para saber se o seu rebanho estava crescendo. Foi a onde surgiu a contabilidade como não havia números para contar a sua riqueza, ele teve a ideia de utilizar pedrinhas para contabilizar tudo o que tinha. Com o passar dos anos, o homem percebeu que o seu rebanho havia crescido. E todos os anos tudo se repetia novamente, até ele perceber que podia fazer um inventário de todo o seu rebanho. Foi aí que ele percebeu que estava tendo um resultado positivo (lucro).
Não estando satisfeito só com os resultados obtidos, parou para observar e chegou á conclusão que poderia suprir as necessidades de sua família; com a lã tirada de suas ovelhas. Percebeu que poderia trocar por instrumentos de caça e pesca. Já que na época, não havia moeda.
Assim faria um inventário de toda a riqueza adquirida com o passar dos anos. Mesmo sem conhecer a escrita resolveu fazer um relatório contábil de toda a riqueza pessoal adquirida nesse período. A contabilidade é tão antiga que na própria bíblia no livro de jó, já é citado o seu conhecimento sobre contabilidade.
Com o passar dos tempos foram introduzidos símbolos gravados em argila ou barro, veio evoluindo lentamente ao longo da civilização. Entre o século XV e XVIII ate atingir um nível logico racional ou pré-científico da contabilidade.
Toda a história contábil torna-se importante a medida do desenvolvimento econômico da civilização.
Em torno dos séculos XIV a XVI ocorre vários acontecimentos econômicos importantes para as ciências contábeis principalmente