Resumo da apostila lógica de programação (
LÓGICA- É necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programa, ela permite definir a seqüência lógica para o desenvolvimento.
É a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.
SEQÜÊNCIA LÓGICA- São passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.
INTRUÇÕES- Na linguagem comum entende-se por instruções “um conjunto de regras ou normas, definidas para realização ou emprego de algo”. Em informática que indica a um computador uma ação elementar a executar. Dessa maneira uma instrução tomada em separado não tem muito sentido; para obter mos o resultado, precisamos colocar em prática o conjunto de todas as instruções, na ordem correta.
São um conjunto de regras ou formas definidas para a realização ou emprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador ma ação elementar a executar.
ALGORITMO- É formalmente uma seqüencia finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição, devem ser claras e precisas.
Ex:
Descrever com detalhes a seqüencia lógica para trocar um pneu de um carro.
Primeiro eu pego o macaco, coloco no lugar, desparafuso, levanto o carro, troco o pneu, coloco o pneu novo, abaixo o carro, aperto os parafusos e guardo o macaco.
PROGRAMAS- Os programas de computadores nada mais são que algoritmos escritos numa linguagem de computador (Pascal, C, Corbol,Visual Basic entre outras) e que são interpretados e executados por uma máquina, no caso um computador.
DESENVOLVENDO ALGORITMOS
PSEUDOCÓDIGO- Os algoritmos são descritos em uma linguagem chamada peudocódigo. Este nome é uma lusão á posterior implementação em uma linguagem de programação. O algoritmo deve ser fácil de se interpretar e fácil de codificar.
FASES- Entretanto ao montar um algoritmo, precisamos primeiro dividir o problema apresentado em três fases fundamentais.