Resumo Critico Marketing 3
O marketing 1.0 se iniciou juntamente com o desenvolvimento da produção tecnológica durante a revolução industrial. O marketing 2.0, começou como resultado da evolução da tecnologia da informação e da internet. A internet, foi criada para fins militares, na época da guerra fria, visavam criar uma rede de códigos criptografados, no qual os soviéticos não teriam acesso. Com o passar dos anos, a rede foi ganhando novas proporções e é conhecida hoje, um código aberto. Assim, o marketing 2.0, se consolidou, tendo o cliente como o mais importante, é preciso atingir o coração do consumidor, conquistá-lo pela emoção. Algumas organizações ainda praticam este tipo de Marketing, o resultado da maioria deles você pode conferir diariamente nos intervalos televisivos, principalmente, em campanhas voltadas para o público feminino, que é mais sensitivo e repara mais em ações que transmitem sentimentos.
“A missão do marketing 3.0 nas empresas consiste em estabelecer um elo com o cliente, promover a sustentabilidade no planeta e melhorar a vida dos pobres. Se você criar um caso de amor com os seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade” Philip Kotler
O marketing 3.0, veio como uma junção dos três tipos de marketing refere – se a além de criar apenas uma forma de conquistar o cliente, mas, vem com uma proposta de interagir com o consumidor. Este tipo de marketing exige que se transmita ao consumidor valores mais abrangentes que o próprio produto em sí, como, preocupações sociais, impactos relacionados a produção no mundo, sustentabilidade, dentre outros. Marketing 3.0 baseia – se em três fundamentos são eles:
Marketing Colaborativo: Organizações que desejam praticar esse tipo de estratégia de marketing devem buscar parceiros, ou seja, consumidores, colaboradores, investidores. Buscar colaboração de quem utiliza o produto, de quem o vende e de quem o compra.
Marketing Cultural : Baseia – se no fato de ser cultural, absorvendo questões