RESUMO CAPÍTULO 10 DO LIVRO “Operating Systems – Internal and Design Principles” de William Stallings
RESUMO CAPÍTULO 10 DO LIVRO
“Operating Systems – Internal and Design Principles” de William Stallings
Integrantes: Igor Benaventana Alves 11011BCC019 Márcio Scofoni Manfré 11011BCC023
Seções: 10.1: Escalonamento em sistemas multiprocessados 10.2: Escalonamento em tempo real 10.3 Escalonamento no Linux 10.5. Escalonamento no Windows
O capítulo 10 do livro “Operating Systems – Internal and Design Principles” de William Stallings aborda os temas: Escalonamento de tarefas em sistemas multiprocessados e suas características, escalonamento em tempo real e escalonamento nos sistemas operacionais Linux e Windows.
Seção 10.1: Escalonamento em sistemas multiprocessados
Sistemas multiprocessados são classificados em:
Sistemas de fraco acoplamento ou cluster: São os sistemas relativamente autônomos, onde cada processador tem sua memoria principal e canais de entrada e saída próprios. Processadores Funcionalmente especializados: Há um processador principal controlando vários processadores especializados, fazendo com que estes realizem tarefas para o mesmo.
Multiprocessamento fortemente acoplado: Consiste em um conjunto de processadores que compartilham a memória principal e estão sobre controle integrado do sistema.
Granularidade
É uma boa maneira de se caracterizar multiprocessadores e colocá-los em contexto de outras arquiteturas. Temos cinco níveis de paralelismo que diferem no grau de granularidade:
·
Paralelismo Independente: Não há sincronização explicita entre os processos. Cada um representa um aplicativo separado e independente. Normalmente é utilizado em sistemas de tempo compartilhado, onde cada usuário está executando uma aplicação especifica.
·
Paralelismo de granularidade ruim e muito ruim: Nesses tipos de paralelismo há a sincronização entre os processos, porém em um baixo