Resumo cap. 8 e 9 - O que é música, J. j de Moraes
RESUMO
MORAES J.J. O que é Música. 2° Ed. São Paulo. Editora Brasiliense, 1983. 112 p. – Cap. Maneiras de ouvir págs. 64-71
O autor trata das formas de se ouvir a música, classificando como três formas de se ouvir; Ouvir com o corpo, ouvir emotivamente, e ouvir intelectualmente. O primeiro estágio seria entrar em contato com a materialidade do corpo, relacionando de certa forma a música e o corpo. É tecnicamente o movimento gerado pela música, o impulso da dança, relacionando certos ritmos a certos gestos, quase que formando uma coreografia. Explica-se o domínio da materialidade, e a dos códigos; que seriam esses mais objetos, disciplinados por marcações que se encadeiam em coreografia. O segundo estágio, o campo do sentimento e a emotividade. Quando se é tocado profundamente pela música, o quanto procuramos gêneros musicais de acordo com nosso estado emocional. Sentimentos passados que são recordados com uma trilha. Esse estágio desperta ou realça algo que já estava guardado em nos mesmos. Porém, um profissional não pode se entregar totalmente a música emotivamente para pode ter melhor conhecimento do próprio objeto musical. Seria ouvir música intelectualmente o terceiro estágio que é a que expressa sua própria estrutura que forma elementos em organização. Faz com que a música seja tomada como linguagem. O autor falar que como linguagem, a musica tem sua história, pois ela é uma linguagem de comunicação universal. Ouvir com o corpo prevalece sobre todos os estágios. E todas prevalecem sobre a outra.
MORAES J.J. O que é Música. 2° Ed. São Paulo. Editora Brasiliense, 1983. 112 p. – Cap. Bases do dado musical págs. 72-82.
A matéria básica da música é o fenômeno acústico que consiste nos elementos formantes do dado musical. O som musical para muitos, pode ser caracterizado pela vibração periódica (altura, intensidade, timbre etc) a ausência